Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Ensp/Fiocruz inaugura site sobre nanotecnologia

há 10 anos

Está no ar Nanosaúde, novo site do portal da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Ele é parte integrante da pesquisa Nanotecnologias aplicadas aos alimentos e aos biocombustíveis, coordenada pelo pesquisador William Waissmann. O espaço é dedicado às relações entre saúde, nanotecnologias e nanomateriais, com ênfase nas aplicações em alimentos, biocombustíveis, medicamentos, cosméticos e outros produtos ligados à saúde, e dos riscos e implicações das nanotecnologias para o meio ambiente e a sociedade. Segundo Waissmann, o local é dedicado ao público de diversas áreas. "O sítio é voltado para divulgação e contém matérias e links abrangentes, dirigido à população em geral, estudantes e pesquisadores, de áreas diversas", disse. Para conhecer o Nanosaúde basta acessar aqui (http://nanosaude.ensp.fiocruz.br/).

Como participante da Rede Nanobiotec e financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MCT), o site conta com a parceria da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (MS), Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (AM), Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro (SP), Universidade Federal de Sergipe (SE) e Universidade do vale do Rio dos Sinos - Unisinos (RS). Os artigos disponíveis estão organizados no menu em dois temas: "aplicações de nanotecnologias" e "riscos e impactos".

Na biblioteca, estão artigos científicos publicados em importantes periódicos, como o El Sevier Journal e Out of the laboratory and on to our plates, do grupo Friends of the Earth. Lá também estão os vídeos do 7º Seminário Internacional de Nanotecnologia, ocorrido em novembro de 2010, no Rio de Janeiro. Ainda na biblioteca, existem links de instituições, grupos e agências que realizam estudos na área da nanotecnologia, como o Laboratório Interdisciplinar de Desenvolvimento de Nanoestruturas (Linden), da Universidade de Santa Catarina. Waissmann também destacou que o objetivo é difundir conhecimento, mostrando desde vantagens das nanotecnologias em saúde, quanto potenciais riscos à saúde, ao ambiente e à sociedade, além de questões normativas e regulatórias.

Vídeo-aulas sobre nanotecnologia

Em uma iniciativa inédita, a Ensp/Fiocruz levou virtualmente um de seus pesquisadores para participar da 2ª Jornada Internacional de Saúde Ocupacional e Ambiental, congresso realizado no Peru. O pesquisador William Waissmann, e a médica Fátima Viegas, da Fundacentro, gravaram os vídeos de suas exposições exibidas durante o evento. Fátima explicou o que é a nanotecnologia e Waissmann concentrou sua fala na relação entre nanomateriais, toxicidade e trabalho. Saiba mais sobre as exposições aqui.

Fonte: Agência Fiocruz

Publicado no site da ANAMT: http://www.anamt.org.br/site/noticias_detalhes.aspx?notid=2564


  • Publicações11
  • Seguidores43
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ensp-fiocruz-inaugura-site-sobre-nanotecnologia/120002606

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom! Mais um site para os meus favoritos! continuar lendo